You are using an outdated browser. For a faster, safer browsing experience, upgrade for free today.

ACESSIBILIDADE

Segundo a lei 10.098/2000, acessibilidade significa utilizar, com segurança e autonomia, determinado espaço ou equipamento. É afastar qualquer barreira que impeça a participação social de alguém. Entender os principais tipos de acessibilidade existentes é fundamental para contribuir com um mundo mais inclusivo.

Acessibilidade atitudinal refere-se ao incentivo a percepções sem preconceitos, discriminações e estigmas. É a base para os demais tipos de acessibilidade, pois é necessário ter essa visão mais ampla para pensar em soluções e eliminar barreiras. Um dos grandes segredos para construirmos uma sociedade mais justa é respeitando todos os diferentes tipos de acessibilidade de acordo com suas definições. Todos nós devemos compreender intimamente e de forma verdadeira a importância da acessibilidade atitudinal.

Acessibilidade arquitetônica e urbanística é eliminar barreiras físicas como em: Edifícios, equipamentos urbanos, espaços públicos e privados e em vias abertas ao público. Envolvendo calçadas, espaços adequados em vagas e todos os ambientes internos de um prédio ou uma residência. É importante contar com arquitetos e engenheiros, para que possam planejar melhor cada espaço.

Acessibilidade em transportes públicos, os veículos devem facilitar o uso de pessoas com deficiência e aquelas com mobilidade reduzida (idosos, gestantes, lactantes, mulheres com crianças no colo, obesos etc.). Rampas e assentos apropriados, por exemplo, são essenciais.

Acessibilidade digital é ter uma série de recursos que permitam não só a navegação em dispositivos digitais, mas também uma interação autônoma e de plena compreensão. Esse tipo de acessibilidade é um desafio tanto para negócios privados quanto para organizações públicas. Investir em ferramentas que eliminem barreiras digitais é fundamental.

Acessibilidade comunicacional, relaciona ao oferecimento de recursos e atividades que gerem a independência no acesso a qualquer conteúdo. Incluindo legendas, áudios, descrições, libras e braile. É importante cuidar dos tipos de acessibilidade pois essencial para qualquer organização a modo, a promover mais liberdade e inclusão a todos.

O novo “Simbolo Internacional de Acessibilidade” foi batizado com o nome The Accessibility (A Acessibilidade). Compreende uma figura simétrica conectada por quatro pontos a um círculo, que representa a harmonia entre o ser humano e a sociedade, e com os braços abertos, simboliza a inclusão de pessoas com todas as habilidades, em todos os lugares. Essa iniciativa torna universal a informação pública impressa em locais e produtos, não sendo mais necessária a indicação de cada tipo de deficiência, como realizado anteriormente e ainda bastante utilizado, já que todas estão agora representadas por um único logotipo. Representa a esperança e a igualdade de acesso para todos, o que inclui acessibilidade à informação, serviços, acesso físico e tecnologias de comunicação. 

FOTOS:

VER TODOS OS ARTIGOS